terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

utilidade publica

ausentar-me-ei por uns tempos. nao se preocupem: eu volto.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

in memoriam

a Pe. diziam que ela era feia, mas eu digo que ela tinha o seu charme. dos olhos vermelhos aos dentinhos miudos, algo tinha ela de encantador. a Tchuska, como acho que so eu a chamava. quietinha, carinhosa, nunca deu motivos pra queixa. e braba era ela. pobre da piazada que tentasse pular a cerca atras da bola de futebol. Pepe, para as criancas. amiga da Popo, era o seu contraponto perfeito. a Pe, velha de guerra, guaipeca que era botava no chinelo tudo que eh yorkshire de madama. ha anos vinha contrariando qualquer estimativa e nao se entregava, a bichinha. e eu nem tinha muita paciencia para a pobre. mas gostava dela. nunca esqueci o dia em que fui com a prima busca-la ainda filhote e assisti ao seu batizado. nao lembro mais que idade eu tinha, so sei que era muito pirralha. a boa e velha Pe. tu ja entrou pra historia, sabia?
e ja que nao pude me despedir pessoalmente, deixo-te uma ultima, mas carinhosa mensagem, aquela que tu tantas vezes ja ouvistes por esta tua longa vida canina:
"Petruska, tu eh feia!"

descanse em paz.

pequeno comentario a serio - 4

porque nem tudo sao coelhos fofos e batata com maca

hoje eu li uma coisa interessante. citando exatamente, o texto eh assim:
"o brasil tem indiscutivelmente um grande futuro. (...) o governo atual, despotico, arbitrario, impostos elevados e uma montanha de dividas, uma estrutura administrativa que privilegia a funcao publica, desvios de milhares de contos de reis estao na ordem do dia. a gente pede, implora, xinga, pragueja e, ao final, se consola na espera de dias melhores. nossos bons tempos foram enterrados com o imperio, e a nossa gloriosa republica ainda nao trouxe mais do que desenganos."
e o que tem de interessante num texto tao cheio de cartas marcadas?
reparem que ele nao fala em milhoes de reais, mas em "milhares de contos de reis". esse trecho foi tirado de uma carta escrita pelo meu bisavo a um sobrinho seu ha exatos 101 anos, 11 meses e 2 dias.
eu sempre fui uma alienada confessa. com excessao do municipio eu sempre votei nulo, porque tenho consciencia de que nao entendo de politica e votar por propaganda seria mais irresponsavel do que nao votar at all. e na verdade nao me orgulho disso. nao acho legal quando, nessas de intercambio cultural, as pessoas vem me perguntar sobre a politica e economia do meu pais e eu procuro rapido algum outro brasileiro ao redor e digo "pergunta pro fulano ali na outra mesa, ele entende melhor disso do que eu". tanto me envergonho que ultimamente deixei de me auto-intitular uma alienada confessa para assumir a posicao de uma aspirante a ex-alienada em construcao.
nao, eu nao me orgulho, mas o que me fez ser uma alienada confessa por tanto tempo, e o que torna a jornada de aspirante a ex-alienada em construcao tao dificil de ser levada ate o fim, eh que eu simplesmente nao acredito em politica. nao eh que eu nao confie, ou que nao goste. eh que eu nao acredito e ponto. assim como tem gente que nao acredita em deus, outros tantos que nao acreditam em acupuntura e outros ate que nao acreditam que elvis tenha morrido.
"o brasil tem indiscutivelmente um grande futuro"
, escreveu o seu Johann. ha 101 anos, 11 meses e 2 dias. ele acreditava. mas a mim ja a simples ideia de politica nao faz sentido. porque ela eh feita por pessoas e para que uma coisa feita por pessoas funcione eh preciso que caracteristicas inerentes ao ser humano sejam completamente exterminadas. orgulho, ambicoes e carencia, pra comeco de conversa. se hitler tivesse trocado umas ideias com freud quando era adolescente, sabe la quantas pessoas podiam ter sobrevivido. se fazer uma amizade, um casamento ou uma relacao de trabalho dar certo ja eh algo que requer esforco e boa vontade de todas as partes envolvidas, como querem que eu acredite que as relacoes que ligam um pais inteiro podem funcionar? talvez futuramente, quando os cientistas ja tiverem desenvolvido uma especie trangenica de ser humano. ate la eu continuo descrente.
eu acho bonito essa coisa de sonhar com um sistema perfeito, com gente competente e de bom coracao, com acoes altruistas e a inexistencia de corrupcao. e como aspirante a ex-alienada em construcao, eu acho importante alimentar essa esperanca e nao deixar de trabalhar por isso. mas entre manter a esperanca e acreditar realmente vai uma grande diferenca.

algo de muito estranho

algo de muito estranho esta acontecendo por aqui. alguns sinais de que a situacao comeca a ficar preocupante:
- no meu caderno voce pode encontrar frases como "para processos de Privatrecht gilt die Verhandlungsmaxime." pra facilitar, sabe?
- outras coisas divertidas como juntar palavras em uma so e iniciar substantivos com caixa alta tambem comecam a aparecer quando eu escrevo em portugues.
- no RU comi varias vezes bolinhos fritos de batata (sim, salgados e quentes) com musse de maca (sim, frio e doce). e gostei.
- a ultima vez que eu sai pra dancar foi no ano-novo.
- ha pouco tempo encarei sentadas de 6, 7 horas na biblioteca estudando direito alemao. e isso nem me deixou entediada.
- comecei a acordar sozinha antes de o despertador tocar.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

explodem o coracao

fui responder a meme da luci
"5 músicas que explodem teu coração. em todos os sentidos, as músicas que explodem de alegria e dá vontade de sair gritando e pulando pela rua, as músicas que explodem de saudade, que explodem de raiva, e assim por diante, as que explodem, não sei explicar."
e acabei descobrindo que eh mais dificil do que parece. porque explodir o coracao eh uma coisa que faz parte do conceito de musica. escolher 5 eh impossivel. mas como eu gosto desses brinquedinhos, respondo mesmo assim, ressaltando que essas sao so as primeiras que eu lembrei. e repasso pra quem quiser responder =)

1 - hurricane 2000 - scorpions com a filarmonica de berlin
2 - vida de gado - ze ramalho
3 - don't stop me now - queen
4 - o zittre nicht, de "a flauta magica" - mozart (em especial os 2min finais)
5 - vida - chico buarque (por incrivel que pareca, nao achei no youtube)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

mas que venha em forma de bife!

Pensei varias vezes sobre como eu poderia comecar esse post. resolvi comecar dizendo que eu pensei varias vezes como eu poderia comessar esse post.
enfim, criancas, o semestre acabou. e se alguem me perguntar como eu tou me sentindo, acho que a resposta mais honesta seria justamente, que eu pensei varias vezes. como eu poderia comecar esse post. esse tao esperado post sobre o final do primeiro semestre. pelo menos pra mim.
a primeira coisa que eu percebo agora - e tambem a coisa do meio, e a ultima coisa - eh que de acordo com as informacoes originais agora eu ja teria que estar fazendo as minhas malas, por mais que eu nao goste de gerundios. e que aquilo que eu pensava no comeco se confirma de forma gritante: que 1 semestre nao chega, de forma alguma.
se por um lado os resultados da primeira etapa estao aquem da ideia fabulosamente magica que eu tinha dessa brincadeira toda, por outro eu acho que la no fundo eles estao bem alem do que eu andava me julgando capaz antes de resolver brincar de terapia do joelhaco.
meu alemao nao esta tao perfeito quanto eu imaginava que estaria a essa altura. meus erros de gramatica me irritam horrores. por outro lado as pessoas, de modo geral, conseguem entender o que eu falo, embora eu ainda nao consiga falar tudo o que quero. mas enfim, eh um progresso se considerarmos que ha 5 meses meu vasto vocabulario me obrigava a citar a cinderela para tentar explicar a revolucao farroupilha.
as cinco cadeiras comecadas viraram duas, e nessas duas as chances de conseguir a nota minima pra uma aprovacao nao sao muito animadoras. nao morri virando noites a po de cafe pra poder dizer que cheguei ao extremo fisico em prol das ditas cujas. mas tenho que admitir que fui muito alem daquilo a que a fabico me acostumou - e que eu acreditava ter virado meu mediocre limite. e calei a boca daquela parte malvada de mim que ficava me segredando ao ouvido "tu nao sabe te dar motivos pra se orgulhar. tu procrastina. eh assim e pronto" enquanto ria baixinho. nao ultrapassei a capacidade fisica, mas descobri que existe uma capacidade humana. e que seu limite pode ser buscado e deve ser respeitado.
quanto aos fantasmas, 5 meses nao chegaram para exorcisa-los. mas hoje eles nao tem mais uma cara tao feia.
5 meses nao foram suficientes. 11 provavelmente nao vao ser tambem. mas eu acabo de perceber que o que eu busco aqui nao tem prazo de validade.
e esse post diz muito mais do que eu quis escrever.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

saldo de um fim de semana de esqui

uma calca e uma luva rasgadas, tombos, dores musculares e hematomas que ainda me acompanharao por um bom tempo, tombos, fotos e videos super divertidos para mostrar para os netos, bisnetos ou tataranetos um dia (lalalaaaaaa - lalalalaaaaa), tombos, gargalhadas e... ah, sim! tombos! e no final a sensacao incompensavel de "quem foi que disse que eu nao conseguia? hein? hein?". sim, porque apesar de a maquina so ter registrado os momentos bizarros, no final tava ate bonitinho, que eu vi ^^

p.s.: bendita seja a cabecudisse!

p.s.2: a felicidade eh (mesmo) um par de botas curtas. literalmente.

kuschel kuschel kuschel kuschel!!!

e depois voces ainda querem me convencer que alemao nao eh uma lingua fofa!