terça-feira, 25 de setembro de 2007

a gente nunca esquece...

sabe que eu me lembro da primeira vez que andei de bicicleta? nao sei mais que idade eu tinha, mas lembro que quando eu estava aprendendo a andar sem rodinhas, sempre treinava no trilho do carro la de casa, com ajuda de algum dos manos. eu ia andando com eles segurando o banco, e quando me distraia eles largavam a bicicleta sem eu saber e eu andava sozinha. ate, obviamente, que eles batessem palmas pra mostrar que nao estavam mais me segurando, dai eu desequilibrava e caia. mas teve um dia que eu tava olhando tv na sala (provavelmente sitio ou castelo ra-tim-bum), e um deles (nao lembro com certeza quem era, mas chutaria que foi a beti) entrou e disse: vamos andar de bicicleta? e eu: ta bom. pegamos as duas bicis, e fomos andar no campinho do lado de casa. simples assim. nao precisei de ajuda nem pra arrancada, soh subi na bici e fui andar!

******
acontece que eu nunca me tornei uma ciclista realmente praticante. acho que da pra contar uns bons 10 anos que eu nao subo mais numa dessas. e eis que ontem a nici me diz: preciso ir no mercado. vamos de bici? e eu: ta bom. e eu achava mesmo que tudo bem, enfim, a gente sempre diz que quem aprendeu a andar de bicicleta nunca mais esquece. mas assim que cheguei na frente da bichinha, eu olhei pra ela, ela olhou pra mim, e eu devo ter feito uma cara de aimeudeus muito honesta, pq a nici logo acrescentou que, bom, a gente pode ir de carro se tu quiser. mas enfim, eu nao queria atrapalhar, coisa e tal, entao bora la. o banco era realmente alto pra mim, e o freio estremamente distante. quem eh que tem maos tao grandes, deus do ceu? nao lembrava mais a moral de trocar de marchas e nao conseguia entender como raios alguem pode se equilibrar em cima de algo que soh tem duas rodas.

******
mas entao fomos. e devo dizer que fiquei chocada! depois de ir no mercado, conhecer o centro da cidade, e voltar pra casa, eu so tinha caido 2 unicos tombos!!!! e o que eh mais incrivel: nao me machuquei em nenhum (o que deve significar que, pelo menos, eu aprendi a cair). claro que a dona da bici nao deve ter gostado muito do resultado, e eu andava desequilibrada como uma crianca de 6 anos que esta aprendendo a tirar as rodinhas, mas hey, eu imaginava um final muito mais catastrofico para essa singela aventura.

******
eh, talvez as coisas nao sejam mesmo tao dificeis quanto parecem. e talvez medo seja realmente uma coisa infundada. talvez, depois dessa estreia bizarra nos meios de locomocao europeus, eu consiga mesmo pedalar nos 7 ou 8km diarios, de ida e de vinda, ate a segunda estacao de trem.

******
mas eu ainda nao consigo evitar a cara de aimeudeus, quando penso que em pouco mais de duas semanas vou ter que encarar uma universidade nessa lingua incompreensivel.....