quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

pequeno comentario a serio - 4

porque nem tudo sao coelhos fofos e batata com maca

hoje eu li uma coisa interessante. citando exatamente, o texto eh assim:
"o brasil tem indiscutivelmente um grande futuro. (...) o governo atual, despotico, arbitrario, impostos elevados e uma montanha de dividas, uma estrutura administrativa que privilegia a funcao publica, desvios de milhares de contos de reis estao na ordem do dia. a gente pede, implora, xinga, pragueja e, ao final, se consola na espera de dias melhores. nossos bons tempos foram enterrados com o imperio, e a nossa gloriosa republica ainda nao trouxe mais do que desenganos."
e o que tem de interessante num texto tao cheio de cartas marcadas?
reparem que ele nao fala em milhoes de reais, mas em "milhares de contos de reis". esse trecho foi tirado de uma carta escrita pelo meu bisavo a um sobrinho seu ha exatos 101 anos, 11 meses e 2 dias.
eu sempre fui uma alienada confessa. com excessao do municipio eu sempre votei nulo, porque tenho consciencia de que nao entendo de politica e votar por propaganda seria mais irresponsavel do que nao votar at all. e na verdade nao me orgulho disso. nao acho legal quando, nessas de intercambio cultural, as pessoas vem me perguntar sobre a politica e economia do meu pais e eu procuro rapido algum outro brasileiro ao redor e digo "pergunta pro fulano ali na outra mesa, ele entende melhor disso do que eu". tanto me envergonho que ultimamente deixei de me auto-intitular uma alienada confessa para assumir a posicao de uma aspirante a ex-alienada em construcao.
nao, eu nao me orgulho, mas o que me fez ser uma alienada confessa por tanto tempo, e o que torna a jornada de aspirante a ex-alienada em construcao tao dificil de ser levada ate o fim, eh que eu simplesmente nao acredito em politica. nao eh que eu nao confie, ou que nao goste. eh que eu nao acredito e ponto. assim como tem gente que nao acredita em deus, outros tantos que nao acreditam em acupuntura e outros ate que nao acreditam que elvis tenha morrido.
"o brasil tem indiscutivelmente um grande futuro"
, escreveu o seu Johann. ha 101 anos, 11 meses e 2 dias. ele acreditava. mas a mim ja a simples ideia de politica nao faz sentido. porque ela eh feita por pessoas e para que uma coisa feita por pessoas funcione eh preciso que caracteristicas inerentes ao ser humano sejam completamente exterminadas. orgulho, ambicoes e carencia, pra comeco de conversa. se hitler tivesse trocado umas ideias com freud quando era adolescente, sabe la quantas pessoas podiam ter sobrevivido. se fazer uma amizade, um casamento ou uma relacao de trabalho dar certo ja eh algo que requer esforco e boa vontade de todas as partes envolvidas, como querem que eu acredite que as relacoes que ligam um pais inteiro podem funcionar? talvez futuramente, quando os cientistas ja tiverem desenvolvido uma especie trangenica de ser humano. ate la eu continuo descrente.
eu acho bonito essa coisa de sonhar com um sistema perfeito, com gente competente e de bom coracao, com acoes altruistas e a inexistencia de corrupcao. e como aspirante a ex-alienada em construcao, eu acho importante alimentar essa esperanca e nao deixar de trabalhar por isso. mas entre manter a esperanca e acreditar realmente vai uma grande diferenca.