segunda-feira, 15 de outubro de 2007

affffff numero 1

esquecam tudo o que voces ja ouviram sobre a pontualidade europeia!
perdi a conta de quantas vezes ouvi, mesmo antes de viajar, que "cuidado com os horarios, alemanha nao eh que nem brasil, os trens sao absolutamente pontuais, se tu perder nao tem opcao, e blablabla"
pois digo que, desde que cheguei aqui, eu (que sou uma legitima bersch no quesito pontualidade) nunca me atrasei pra coisa alguma, mas na ultima semana, tive que ficar esperando pelo trem em 3 viagens consecutivas! o que acontece eh que eu preciso pegar 2 trens ate a uni. e so tenho 5 minutos pra fazer a troca (eh claro, porque aqui tudo funciona perfeitamente e nao tem necessidade de um tempo maior para contornar imprevistos). e como aqui as pessoas sao muito pontuais tambem nao ha necessidade de trens muito frequentes, pra quem (seja por desorganizacao propria ou por motivos alheios a sua vontade) perdeu o que pretendia pegar. o que significa que, se o primeiro trem atrasa 4minutos ("mas isso nao acontece! imagina, aqui eh tudo tao organizado!"), eu chego nada menos que meia hora mais tarde na uni. coisa que nao pode acontecer, porque como aqui tudo eh muito pontual, a desculpa de "meu trem atrasou" nao eh uma coisa aceitavel.
enfim, a minha esperanca eh que isso seja so um efeito colateral da crise no setor ferroviario (sim, isto tambem acontece por aqui. ja peguei 2 greves, e mais uma se anuncia pra essa semana) e que a tao conhecida pontualidade alema apareca assim que as companhias resolverem pagar mais pros maquinistas.