quinta-feira, 24 de abril de 2008

Como irritar uma pessoa meiga

Quem já tentou irritar uma pessoa meiga sabe: não é tarefa fácil. Pessoas meigas tendem a encontrar justificativas meigas para as mais irritantes atitudes, pelas quais desculpam os seres que as irritam e prosseguem, dessa forma, em sua meiguice. Mas a despeito de todas as estatísticas, nós asseguramos: irritar pessoas meigas é possível, embora seja um processo longo e complexo.
Tendo descoberto recentemente uma técnica significamente eficaz, vimos por meio deste disseminar tão profundo conhecimento. As seguintes laudas dedicar-se-ão à análise crítica de 1 (um) exemplo concreto* de forma a sistematizá-lo em um esquema prático que introduzir-lhe-á no ainda algo sombrio universo da irritação de pessoas meigas.

1° - O ponto de partida
Pessoas meigas têm por natureza um espírito controlado, o que significa que dificilmente tornar-se-ão irritadiças se não houver um motivo muito concreto. Faz-se, portanto, mister, que o ponto de partida seja cuidadosamente trabalhado. Crie uma atmosfera confortável e, acima de tudo, amigável. Pessoas meigas dão muito valor à sensação de confiabilidade oferecida pelo ambiente ao seu redor.
-----Reconstituição da conversa inicial: agência de viagens, junho de 2007-----
M. - ... Mas ainda não sei o tempo de viagem, como podemos fazer com a data da volta?
I.- Quanto a isso você não precisa se preocupar. Esta passagem permite que se faça tantas alterações de data quanto forem necessárias sem cobrança de multa. Aconselho que você agende uma marca qualquer, compatível com seu visto, e assim que definir a data de volta, entre em contato para que façamos a alteração.
M.- Mas não tem multa mesmo?
I.- Não, enquanto as alterações forem feitas no âmbito da agência, sem contato direto com a companhia aéra, não há multas para passagens estudantis. E você pode alterar quantas vezes quiser.

Passo 2 - A confirmação
Uma das maiores dificuldes em se irritar uma pessoa meiga vem do fato de que elas têm uma obsessão por mal-entendidos. Uma pessoa meiga, quando do desencadear de uma situação irritante, sempre buscará fontes que a possam convencer de que tudo não passou de um mal-entendido e que, por isso, não há motivos para irritação. Para evitar que tal compulsão comprometa seu desempenho, confirme todas as informações, de preferência por escrito e em diversas ocasiões, de forma a eliminar qualquer margem de ameiguização da atitude irritante.
-----Excerto de e-mail referente à 1ª alteração na data, Novembro de 2008-----

Oi M. !
Eu alterei a sua volta para o dia **/**, conforme cópia da reserva abaixo, deixa assim até você saber a data certa do retorno, aí posso alterar novamente aqui e ai você faz a alteração numa loja da Air France ( sem multa )
Qualquer dúvida, estamos à disposição !
Obrigada !
I.

3° passo - A espera
Nesta fase, a paciência é muito importante. Uma visível insistência tornaria evidente a intenção de irritar, o que levaria a pessoa meiga a identificá-lo de pronto como pessoa irritante e, conseqüentemente, a desenvolver uma espécie de imunologia emocional com a qual desconstruiria qualquer espécie de espectativa humano-sentimental. Lembre-se: não há frustração sem espectativa prévia, e a frustração é ponto de importância máxima em uma situação irritante. Portanto tenha paciência e aguarde até a pessoa meiga dar o próximo passo.

4° passo - O primeiro impacto
Quando chegar o momento, frustre a pessoa meiga. Repare com que maestria a pessoa irritante contradiz a informação inicial com extrema naturalidade. Este ponto merece especial atenção porque a naturalidade
a) leva a pessoa meiga a crer que a informação frustrante estivesse previamente esclarecida, b) conseqüentemente faz com que a pessoa meiga retorne aos arquivos iniciais em busca dos já ditos indícios de um possível mal-entendido, implicando em esforço e mais frustração ao obter resultado negativo em sua busca e c) evita que a pessoa meiga compreenda as reais intenções da pessoa irritante, eximindo-a de qualquer suspeita de culpa. À naturalidade, como demonstra o exemplo, pode-se completar a condição de intimidade e segurança estabelecida desde o primeiro contato através de palavras amigáveis.
Observe que a transação envolvendo o dinheiro da pessoa meiga já fora efetuada quando da redação do seguinte e-mail, o que, além de proporcionar um motivo a mais de irritação, aumenta a ânsia da pessoa meiga por encontrar um mal-entendido que justifique a atitude irritante.
-----Excerto de e-mail referente à 2ª alteração: abril de 2008-----
Oi M.!
(...)
Quanto a alteração de data consegui confirmar para o dia 14/08, e referente a multa para alteração, as cias exeto a Aerolíneas estão cobrando, aproximadamente U$ 75 à U$ 100 de taxa de remarcação pagas no aeroporto quando fizeres a remarcação, ok ?
Em seguida lhe passo a cópia da reserva !!
Abraço,
I.

5° Passo: A consternação
Aguarde a reação da pessoa meiga. Repare na consternação causada a esta pelo 4° passo. A pessoa meiga buscará, de todas as formas esclarecer o que ainda tenta acreditar ser um mal-entendido.
-----E-mail referente à situação irritante: abril de 2008-----
Ola!
Nao entendi muito bem... tu tinhas falado que a alteracao seria sem multa (conforme troca de e-mails abaixo). Ou essa (de 75 a 100 dolares) se refere ao caso de eu fazer a parada em SP?
Att,
M.

6° Passo: O golpe final
A consternação é o último passo antes da irritação. Esta fase é, portanto, decisiva para definir o sucesso ou não dos esforços da pessoa irritante. Observe o ar de inocência com que a pessoa irritante se situa na posição de vítima e coloca-se à disposição da pessoa meiga. Dessa forma ela busca eximir-se da culpa ao mesmo tempo em que, por outro lado, em nenhum momento efetua um pedido de desculpas pelo mau conselho dado inicialmente ou pela situação constrangedora resultante no final. A contradição é fator sublime na busca da irritação e a oposição grosseria-amabilidade confere à pessoa irritante tal incredibilidade que o sucesso da situação irritante só com muita dificuldade poderá ser revertido.
Para um efeito ainda mais impactante e 100% seguro, brinque de Hebe Camargo. Como já dito anteriormente, pessoas meigas tendem a buscar explicações para as atitudes irritantes, sendo capazes de aceitar irresponsabilidade, burrice e grosseria como caracaterísticas inerentes à pessoa irritante e, portanto, indignas de promover irritação. Mas brincar de Hebe Camargo é uma tática a qual nem mesmo a mais meiga das criaturas consegue resistir.
-----E-mail final: abril de 2008-----
Oi M.!
Não querida, essa multa as cias começaram a cobrar recentemente, todas exeto a Aerolíneas estão cobrando multa para alterações também para tarifas de estudante, fiquei sabendo quando fiz a alteração na cia semana passada e quem determina exatamente o valor da multa é a cia no país do destino !
(...)
Qualquer dúvida, não deixe de contatar !
Atenciosamente,
I.

Como diz o velho provérbio chinês: vai chupar um *caramelo*!!! E querida é a *bicicleta* da tua vó!

*Os nomes serão preservados, identificando-se por I. a pessoa irritante, e por M. a pessoa meiga.